KITS DE SIRENE SMART SIREN E SMART SIREN II DO SISTEMA DE SEGURANÇA
J038432009-08-14
INFORMAÇÕES GERAIS
Kits números
68352-04B, 68352-06B, 69033-09
Modelos
Para informações sobre os modelos correspondentes, veja o catálogo de peças e acessórios de varejo ou a seção de peças e acessórios do site www.harley-davidson.com (somente em inglês).
Peças adicionais necessárias
A motocicleta deve estar equipada com um Sistema de segurança original de fábrica da Harley-Davidson® antes que este kit possa ser instalado. Veja o catálogo de peças e acessórios de varejo, ou a seção de peças e acessórios do site www.harley-davidson.com (somente em inglês) para Sistema de segurança original de fábrica e modelos correspondentes.
Conteúdo do kit
PREPARAÇÃO
1. Consulte CORTE DA ALIMENTAÇÃO no Manual do proprietário e siga as instruções para prevenir que o módulo de segurança acione a sirene.
ATENÇÃO
Para impedir a partida acidental do veículo, o que poderá resultar em morte ou lesões graves, desconecte os cabos da bateria (primeiro o negativo (-)) antes de continuar. (00307a)
ATENÇÃO
Desconecte o cabo negativo (-) da bateria primeiro. Se o cabo positivo (+) da bateria entrar em contato com o terra, com o cabo negativo (-) conectado, as faíscas resultantes podem causar uma explosão da bateria, o que poderá resultar em morte ou lesões graves. (00049a)
2. Consulte o Manual do proprietário e siga as instruções para remover o assento e desconectar os cabos da bateria, desconectando primeiro o cabo negativo (-). Guarde todas as ferragens de montagem do assento.
NOTA
Para os modelos Sportster® ano 2004 e posteriores, o cabo negativo da bateria pode ser desconectado com maior facilidade na carcaça do motor.
3. Remova a bateria do veículo.
INSTALAÇÃO
1. Veja Figura 1. Localize o conector da sirene (2) no chicote de fios principal, atrás do protetor do chicote de fios na frente do local da bateria. Ele fica coberto por uma tampa contra poeira. Puxe a tampa contra poeira do conector e passe o conector para baixo e para fora pela parte traseira do protetor.
2. Selecione o chicote de fios correto da sirene (3) para o modelo e o ano deste modelo. Oriente o conector de três pinos (1) do chicote de fios da sirene da parte inferior da motocicleta, entre a tampa da transmissão primária e o tubo do quadro. Coloque o conector no conector do chicote de fios da sirene (2) no chicote de fios principal do veículo.
1Conector de três pinos no chicote de fios da sirene
2Conector de três pinos [142B] no chicote de fios do veículo
3Chicote de fios da sirene
4Travessa traseira do quadro (não visível)
Figura 1. Conexão do chicote de fios da sirene ao chicote de fios do veículo
3. Fixe os conectores no chicote de fios de diagnóstico usando uma abraçadeira plástica do kit. Oriente o fio longo do chicote de fios da sirene sobre a travessa traseira do quadro (4).
NOTA
Oriente o chicote de fios da sirene afastado de peças móveis, bordas afiadas, áreas quentes e o mais fora de vista possível.
4. Veja Figura 2. Instale a sirene (1) com o disco sonorizador alinhando-a com os furos do suporte inferior (2). Para a sirene com antena (mostrada): Oriente o fio da antena da sirene (5) para fora através do recorte do suporte, ao longo do conector. TODAS as sirenes: Assente a sirene totalmente no suporte.
1Sirene
2Suporte inferior da sirene
3Fita de espuma
4Suporte superior da sirene
5Antena da sirene
Figura 2. Montagem da sirene e dos suportes
1Sirene
2Chicote de fios da sirene
Figura 3. Conexão da sirene ao chicote de fios
5. Remova o revestimento protetor de papel da fita de espuma (3) e aplique a fita no lado de baixo do suporte superior (4), centrada como mostrado.
6. Veja Figura 3. Conecte o fio comprido do chicote de fios da sirene (2) na sirene (1).
7. Veja Figura 4. Posicione o conjunto da sirene e do suporte (1) de modo que o conector (2) fique voltado para o lado esquerdo da motocicleta. Insira a parte traseira do conjunto sobre a travessa traseira do quadro e deslize o conjunto para a traseira até que a parte dianteira dos suportes fique afastada da travessa dianteira. Balance a parte dianteira dos suportes para cima de modo que os flanges dos suportes superior e inferior fiquem acima da travessa dianteira. Deslize os suportes para frente e deixe que os flanges dos suportes repousem sobre as travessas.
NOTA
Mantenha o chicote de fios da sirene afastado de peças móveis, bordas afiadas, áreas quentes e o mais fora de vista possível.
Para a sirene com antena (mostrada): Não fixe a antena da sirene (3) com o chicote de fios. Deixe a antena pendurada livremente.
1Conjunto da sirene e do suporte
2Conector da sirene de três pinos
Figura 4. Instalação do conjunto da sirene e do suporte
1Sirene e suportes
2Parafuso sextavado e porca (2)
3Antena da sirene
Figura 5. Fixação da sirene e dos suportes no quadro
8. TODAS as sirenes: Empurre o chicote de fios na abertura e fixe o chicote de fios ao quadro usando as abraçadeiras do kit.
NOTA
Para facilitar a montagem e aumentar o afastamento, insira os parafusos através dos suportes e das travessas do quadro pelo lado de cima.
9. Veja Figura 5. Alinhe os furos de montagem do suporte da sirene com o conjunto de furos mais à direita nas travessas do quadro. Fixe os suportes usando os dois parafusos sextavados e as porcas de travamento do kit.
10. Para sirene SEM antena: Continue após o passo 18. Para sirene COM antena: Limpe a superfície superior e a parte interna do tubo do quadro do lado esquerdo com uma mistura de 50 a 70% de álcool isopropílico e 30 a 50% de água. Deixe secar completamente.
1Antena da sirene
2Prendedor de velcro adesivo
3Prendedor de velcro com verso liso
Figura 6. Fixação da antena da sirene no quadro
11. Veja Figura 6. Pegue o prendedor de velcro adesivo (2) do kit. Retire a película de papel do adesivo do prendedor e fixe-o na área limpa do tubo do quadro.
12. Coloque o fio da antena da sirene (1) para baixo no centro da metade do prendedor instalada e aperte a antena ao longo do comprimento do prendedor.
NOTA
Para que a antena funcione corretamente, nenhuma parte do pequeno diâmetro deverá tocar as partes metálicas do veículo.
13. Pegue o prendedor de velcro com verso liso (3) do kit. Instale o prendedor de velcro de volta no prendedor de velcro de gancho instalado no tubo do quadro, capturando o fio da antena para mantê-lo firmemente no lugar.
14. Instale uma abraçadeira do kit em torno do tubo do quadro, cerca de 6 mm (¼ in) de cada extremidade do prendedor de velcro para mantê-lo no lugar.
NOTA
Certifique-se de que o interruptor da chave de ignição esteja na posição de desligado (OFF) antes de instalar o fusível principal e fixar os cabos da bateria.
15. Para TODAS as sirenes: Consulte o Manual do proprietário e siga as instruções fornecidas para os seguintes procedimentos:
a. Instale a bateria no veículo.
b. Aplique uma camada fina de lubrificante para contato elétrico Harley-Davidson (H-D peça N.º 99861-02), vaselina ou material retardador de corrosão nos terminais da bateria.
ATENÇÃO
Conecte o cabo positivo (+) da bateria primeiro. Se o cabo positivo (+) da bateria entrar em contato com o terra, com o cabo negativo (-) conectado, as faíscas resultantes podem causar uma explosão da bateria, o que poderá resultar em morte ou lesões graves. (00068a)
AVISO
Não aperte demais os parafusos dos terminais da bateria. Use os valores de torque recomendados. Apertar em excesso os parafusos dos terminais da bateria pode resultar em danos aos terminais. (00216a)
16. Conecte os cabos da bateria (começando com o cabo positivo).
17. Conecte o fusível principal. Instale a tampa do lado esquerdo.
ATENÇÃO
Depois de instalar o assento, puxe-o para cima para certificar-se de que esteja travado na posição certa. Ao dirigir, um assento solto pode se deslocar, causando perda de controle, o que poderá resultar em morte ou lesões graves. (00070b)
18. Consulte o Manual do proprietário e siga as instruções para instalar o assento.
NOTA
A sirene poderá não funcionar corretamente ao ser instalada pela primeira vez. Hidreto metálico de níquel (Baterias recarregáveis de NiMH) descarregam com muita rapidez quando armazenadas. Perdem cerca de 1% a 2% de sua carga por dia, e depois de alguns meses de armazenamento à temperatura ambiente ficarão praticamente descarregadas. Se forem armazenadas por um período de tempo muito longo, será necessário efetuar alguns ciclos de carga para recuperarem sua capacidade total.
Para carregar a bateria de NiMH, opere a motocicleta por pelo menos quatro horas.
DIAGNÓSTICOS DA SIRENE
  • Se a sirene estiver ativada e a bateria interna da sirene estiver descarregada, em curto-circuito, desligada ou carregando há mais de 24 horas, a sirene tocará três vezes ao invés de duas quando for ativada.
  • A bateria interna da sirene pode não carregar se o sistema de carga do veículo estiver produzindo menos do que 12,5 V.
  • Se ao acionar um comando de ativação válido no sistema de segurança, a sirene não tocar duas ou três vezes, a sirene ou está no modo sem toque, não está conectada, não está funcionando, a sua fiação foi solta ou ocorreu um curto-circuito enquanto a sirene foi desativada.
  • Se a sirene entrar no modo automático quando for alimentada por sua bateria interna de 9 V, as lâmpadas dos piscas poderão ou não piscar alternadamente. Se o sistema de segurança ativar a sirene, os piscas piscarão alternadamente. Se a sirene estiver ativada ao ocorrer um evento de segurança e estiver no modo automático, ela tocará durante 20 a 30 segundos e depois parará por 5 a 10 segundos. Este ciclo de alarme será repetido dez vezes se a sirene estiver no modo automático.
SUBSTITUIÇÃO DA BATERIA
A bateria interna da sirene de 9 V é recarregável e não necessita ser substituída regularmente. A vida útil da bateria sob condições normais é de aproximadamente três a seis anos.
NOTA
Quando for necessário substituir a bateria, somente uma bateria de hidreto metálico de níquel (NiMH) de 9 V deverá ser usada na sirene. Elas estão amplamente disponíveis em lojas locais de baterias.
Para substituir a bateria:
  1. Consulte CORTE DA ALIMENTAÇÃO no Manual do proprietário e siga as instruções para prevenir que o módulo de segurança acione a sirene.
  2. Remova a caixa da sirene do veículo. Consulte os procedimentos de instalação da sirene nesta Folha de instruções.
  3. Abra a tampa da bateria inserindo uma chave de fenda de ponta chata em uma das fendas na lateral da caixa da sirene. Pressione até que um canto da tampa saia ligeiramente.
  4. Insira a chave de fenda na segunda fenda e pressione até que a tampa saia. Remova a tampa e a gaxeta.
  5. Remova a bateria antiga da caixa da sirene e afrouxe com cuidado o conector de encaixe da bateria. Conserve o revestimento de graxa dos terminais.
  6. Recubra os terminais do conector de encaixe e a nova bateria de hidreto metálico de níquel (NiMH) de 9 V completamente com a graxa da conexão antiga.
  7. NOTA
    Se não permanecer lubrificante suficiente para cobrir completamente os terminais, use o lubrificante de contatos elétricos (H-D peça N.o 99861-02) compatível, disponível nos distribuidores Harley-Davidson.
  8. Encaixe o conector na nova bateria e instale a bateria na caixa da sirene.
  9. Coloque a caixa da sirene sobre uma superfície de trabalho com a abertura da bateria para cima. Posicione a gaxeta e tampa da bateria na caixa da sirene com os cantos arredondados voltados para fora.
  10. Pressione a tampa para baixo na caixa da sirene e pressione as linguetas com a chave de fenda até que as linguetas encaixem nas fendas da caixa.
  11. Instale a caixa da sirene no veículo.
  12. Descarte a bateria antiga de NiMH em conformidade com as regulamentações locais.
PEÇAS DE REPOSIÇÃO
Figura 7. Peças de reposição, kits Smart Siren e Smart Siren II
Tabela 1. Peças de reposição
Item
Descrição (quantidade)
Peça N.º
1
Smart Siren, sistema de segurança (sem antena, item A)
68958-07C
Smart Siren II, sistema de segurança (com antena, item A)
68970-06A
2
Suporte da sirene, inferior
70474-04A
3
Suporte da sirene, superior
70498-08
4
Fita de espuma
70499-08
5
Parafuso sextavado, 5/16-18 x 19 mm (¾ in) de comprimento(2)
3987
6
Porca de travamento, 5/16-18, com inserto de nylon (2)
94028-92T
7
Chicote de fios, sirene (modelos anos 2004 e 2005)
91702-04
8
Chicote de fios, sirene (modelos anos 2006 e posteriores)
91734-06
9
Abraçadeira (7)
10140
10
Prendedor de velcro de gancho, com parte traseira adesiva, 210 x 38 mm ( x  in). Apenas para o kit 68352-06B.
Não é vendida separadamente
11
Prendedor de velcro, verso liso, 210 x 38 mm ( x  in). Apenas para o kit 68352-06B.
59274-01
Itens mencionados no texto:
A
Antena, Smart Siren II
B
Bateria, NiMH de 9 V (adquirida localmente)