Algumas estações de rádio emitem dados que podem ser utilizados para apresentar a identificação da estação, informação de programas e outras funcionalidades do rádio (consoante a região).
O Radio Broadcast Data System (RBDS) é utilizado principalmente na América do Norte. As estações emissoras de RBDS transmitem normalmente para o rádio informações como o nome da estação de rádio, o artista e o título da música.
O Radio Data System (RDS) é utilizado principalmente na Europa. As estações emissoras de dados RDS podem também incluir atualizações de hora, de meteorologia, de tráfego e outras informações regionais.
Nem todas as estações de rádio transmitem dados de texto RBDS ou RDS. Quando o RBDS ou RDS está desmarcado, ou se o serviço não estiver disponível, apenas é indicada a frequência de rádio.
Ativar o RDS/RBDS: No ecrã do sintonizador FM, selecionar Menu. Marcar a caixa de verificação RDS ou RBDS.
Funcionalidades do RDS
No que respeita a rádios de sintonizador duplo com a capacidade RDS, podem ser ativadas três funcionalidades RDS independentes.
Comutação alternada de frequências (AF): O rádio monitoriza a intensidade do sinal de outras estações que transmitem o mesmo programa. O rádio muda automaticamente para outra estação se a qualidade do sinal for melhor.
Regionalização (REG): Algumas estações de rádio dividem o seu programa em programas regionais separados com frequências diferentes. A regionalização usa automaticamente frequências de estações regionais relacionadas para realizar saltos alternados de frequência.
Programa de tráfego/Aviso de tráfego (TP/TA): O rádio monitoriza as estações relativamente a avisos de tráfego. Quando é descoberto um aviso de tráfego, o rádio sintoniza automaticamente a estação que está a transmitir o aviso. O ícone de aviso de tráfego (TA) é apresentado na barra de estado. Quando termina, o sintonizador regressa à sua operação anterior. A barra de estado apresenta o ícone de aviso de tráfego (TA) quando está sintonizada uma estação que emite regularmente avisos de tráfego. Se estiver ativado, o rádio monitoriza também as estações no que respeita a transmissões de outras redes melhoradas (Enhanced Other Networks - EON).