Se a motocicleta não for usada por vários meses, siga as etapas para proteger a motocicleta. Sempre proteja as peças contra corrosão, proceda de acordo para preservar a bateria e impedir o acúmulo de goma e verniz no sistema de combustível antes da armazenagem.
Faça uma lista de tudo que você fizer e prenda-a na manopla do guidom. Quando retirar a motocicleta do armazenamento, a lista será seu ponto de referência para colocar sua motocicleta em condições de operação.
ATENÇÃO
Não guarde a motocicleta com gasolina no tanque dentro de casa ou na garagem quando houver, nesses lugares, a presença de chamas abertas, chamas piloto, faíscas ou motores elétricos. A gasolina é extremamente inflamável e altamente explosiva, o que poderá resultar em morte ou lesões graves. (00003a)
  1. Encha o tanque de combustível. Adicione um estabilizador de gasolina. Utilize um dos estabilizadores de gasolina comercialmente disponíveis e siga as instruções do fabricante.
  2. Aqueça a motocicleta até a temperatura operacional. Troque o óleo e, novamente, ligue o motor para fazer circular o óleo novo. Veja Manutenção e lubrificação → Trocar o óleo e o filtro de óleo.
  3. Prepare a bateria para armazenamento. Veja Procedimentos de serviço → Manutenção da bateria.
  4. Verifique e abasteça o sistema de refrigeração. Veja Manutenção e lubrificação → Líquido de refrigeração.
  5. Antes de armazenar a motocicleta, siga os procedimentos relativos aos cuidados estéticos para proteger os painéis da carenagem, o motor, o chassi e as rodas do veículo contra corrosão. Veja Depois de pilotar → Limpeza e cuidados gerais.
  6. Cubra a motocicleta com um material como uma lona leve, que respire. Os materiais plásticos que não respiram promovem a formação de condensação e corrosão.