Lubrificação do motor
CUIDADO
O contato prolongado ou repetido com óleo de motor usado pode ser nocivo para a pele e poderá causar câncer de pele. Lave rapidamente as áreas afetadas com água e sabão. (00358b)
CUIDADO
Em caso de ingestão do óleo do motor, não provoque o vômito. Entre imediatamente em contato com um médico. Em caso de contato com os olhos, lave imediatamente com água. Chame um médico se a irritação persistir. (00357d)
AVISO
Não troque de marcas de lubrificante indiscriminadamente; alguns lubrificantes interagem quimicamente quando são misturados. O uso de lubrificantes de baixa qualidade pode danificar o motor. (00184a)
Sempre use o óleo adequado para a temperatura mais baixa esperada antes da próxima troca de óleo programada. Consulte Tabela 1.
Esta motocicleta foi equipada originalmente com óleo de motor GENUINE HARLEY-DAVIDSON H-D 360 20W50. O H-D 360 é o óleo indicado sob condições normais de operação. Se for prevista operação sob frio ou calor extremo, consulte a Tabela 1 para obter as alternativas.
Se necessário e se o H-D 360 não estiver disponível, adicione óleo certificado para motores diesel. As designações aceitáveis incluem: CH-4, CI-4 e CJ-4. As viscosidades preferidas, em ordem descendente, são as seguintes: 20W50, 15W40 e 10W40.
Logo que possível, consulte um concessionário autorizado para voltar a usar o óleo 100% Harley-Davidson.
Tabela 1. Óleos recomendados para motor
TIPO
VISCOSIDADE
AMBIENTE MAIS INFERIOR
TEMPERATURA
TEMPO FRIO COMEÇA ABAIXO DE
10 °C (50 °F)
Screamin' Eagle SYN3 Full Synthetic Motorcycle Lubricant
SAE 20W50
Acima de -1 °C (30,2 °F)
Excelente
Genuine Harley-Davidson H-D 360 Motorcycle Oil
SAE 20W50
Acima de 4 °C (39,2 °F)
Boa
Genuine Harley-Davidson H-D 360 Motorcycle Oil
SAE 50
Acima de 16 °C (60,8 °F)
Genuine Harley-Davidson H-D 360 Motorcycle Oil
SAE 60
Acima de 27 °C (80,6 °F)
Lubrificação a baixa temperatura
Troque o óleo do motor com frequência quando em clima frio. Se a motocicleta for conduzida durante menos de 24 km (15 mi), em temperaturas ambientes abaixo de 16 °C (60 °F), reduza os intervalos de troca de óleo para 2.400 km (1500 mi).
NOTA
Temperaturas ambientes mais baixas exigem trocas de óleo mais frequentes.
O vapor de água é um subproduto normal de combustão. Durante a operação no inverno, alguma parte do vapor se condensa e se transforma em água nas superfícies frias dentro do motor. Em temperaturas abaixo de zero, essa água se transforma em neve semiderretida ou gelo. Se você não aquecer o motor até a temperatura de operação, a neve ou o gelo acumulado bloqueia as tubulações de óleo e danifica o motor. Com o tempo, a água se acumulará e se misturará com o óleo do motor, formando uma mistura prejudicial ao motor.
Se você deixar o motor aquecer até a temperatura de operação normal, grande parte da água irá evaporar e sair através do respiro da carcaça.