Sistema de controle de tração
O ABS representa uma vantagem em algumas situações, mas o controle de tração não substitui uma direção segura.
O sistema de controle de tração nas curvas da Harley-Davidson pode detectar quando a roda de direção perde a tração. Em condições úmidas ou escorregadias, ou durante a aceleração abrupta, o sistema de controle de tração limita o torque ou aciona os freios nas rodas de direção durante a perda de tração.
Ao reduzir a rotação do pneu, o sistema de controle de tração mantém o controle e permite a aceleração máxima.
O veículo também é equipado com o sistema de controle de derrapagem com resistência de torque, que ajuda a manter o controle na desaceleração. Quando há redução abrupta da aceleração do veículo nas primeiras reduções de marcha ou quando o trem de força desacelera em superfícies úmidas ou escorregadias, a roda traseira do veículo pode derrapar.
Modos do controle de tração
Modelos com RDRS possuem recursos adicionais. Veja Operação → Sistemas defensivos reflexivos do motociclista para obter mais informações.
Como funciona o controle de tração
O sistema de controlo de tração melhorado nas curvas monitoriza constantemente a aceleração lateral do veículo quando andando em linha reta e durante as curvas, e ajusta o torque nas rodas de direção quando detecta uma perda de tração.
Esse ajuste é projetado para limitar a rotação da roda e ajudar o motociclista a manter o curso desejado do trajeto em curvas.
Na partida, a lâmpada de controle de tração pisca junto da lâmpada do ABS, indicando que ambos os sistemas estão esperando o veículo completar a verificação no sensor de velocidade da roda. O sistema de controle de tração entra em funcionamento depois da partida, mesmo durante a verificação do sensor de velocidade da roda. A lâmpada de controle de tração deverá apagar quando a verificação do sensor terminar.
Se o sistema de controle de derrapagem com resistência de torque detectar a derrapagem da roda traseira sob a desaceleração do trem de força, ele pode diminuir a resistência do torque aumentando o Revoluções por minuto (rpm) do motor, limitando a derrapagem e mantendo o controle.
Como usar o controle de tração
NOTA
Durante o funcionamento de um veículo em um dinamômetro, recomenda-se que o controle de tração esteja desativado para evitar a intervenção com base nas diferenças de velocidade do pneu traseiro e dianteiro.
O controle de tração é ativado automaticamente em cada ciclo de partida da ignição. O motociclista pode escolher desativar o controle de tração quando o veículo estiver completamente padrado mas com o motor funcionando. Ele deve pressionar e segurar o interruptor de controle de tração por um segundo completo.
O motociclista pode preferir desativar o controle de tração em situações de baixa tração em baixa velocidade, como ao pilotar na areia mais fofa, ao subir uma ladeira com grama molhada ou em situações semelhantes. A lâmpada de controle de tração acende e permanece acesa para indicar que o controle de tração está desativado. No entanto, se a lâmpada de controle de tração ficar acesa junto da lâmpada indicadora de falha, o sistema de controle de tração está com problema. Se isso ocorrer, procure uma concessionária Harley-Davidson autorizada.
Durante algumas condições de falha, o Controle de Tração será ativado com a função reduzida e não poderá ser desativado.
O motociclista pode ativar novamente o controle de tração a qualquer momento durante a operação do veículo. Basta pressionar e soltar o interruptor de controle de tração.
Se a lâmpada de controle de tração piscar rapidamente durante a pilotagem, o sistema de controle de tração está intervindo.
A intervenção do controle de derrapagem com resistência de torque é sinalizada quando a lâmpada do controle de tração pica rapidamente. No entanto, desativar o controle de tração não desativa o controle de derrapagem com resistência de torque.
Tabela 1. Sintomas e condições do controle de tração
SINTOMA
CONDIÇÃO
Lâmpada do controle de tração apagada
Sistema de controle de tração ativo.
Lâmpada doe controle de tração continuamente acesa
Sistema de controle de tração desativado pelo usuário.
Lâmpada de controle de tração e lâmpada indicadora de falha/segurança continuamente acesa
Sistema de controle de tração com falha.
Lâmpada do controle de tração piscando
Condição normal. Intervenção de controle de tração.
Redução na resposta do acelerador durante um evento do controle de tração
Condição normal. Intervenção de controle de tração.
Sensação de “surto” durante a desaceleração
Condição normal. Intervenção de controle de derrapagem com resistência de torque.