Alavanca do freio dianteiro
ATENÇÃO
Não posicione os dedos entre a alavanca de controle manual e a manopla do guidom. O posicionamento incorreto da mão pode prejudicar a operação da alavanca de controle e causar perda de controle do veículo, o que poderá resultar em morte ou lesões graves. (00032a)
Veja Figura 1. A alavanca manual do freio dianteiro (1) controla o freio da roda dianteira. A alavanca fica no lado direito do guidom. Opere a alavanca manual com os dedos da mão direita.
Pedal do freio traseiro
Veja Figura 1. O pedal do freio traseiro (2) controla o freio da roda traseira. O pedal fica no lado direito. Opere o pedal do freio traseiro com o pé direito.
1Alavanca do freio dianteiro
2Pedal do freio traseiro
Figura 1. Controles do freio
Sistema de freio antibloqueio (ABS) vinculado Reflex
O sistema de freio antibloqueio vinculado Reflex da Harley-Davidson auxilia o motociclista a manter o controle quando estiver frenando em uma situação de emergência. O ABS vinculado Reflex monitora os freios dianteiro e traseiro para manter as rodas girando e evitar travamentos descontrolados, seja em pavimento seco ou superfícies escorregadias, tais como cascalho, folhas ou superfícies molhadas.
O ABS vinculado Reflex é mais responsivo que o ABS convencional e fornece maior equilíbrio entre o sistema de freios dianteiro e traseiro em uma grande variedade de aplicações de frenagem.
Em velocidades acima de 7 km/h (4 mph), o sistema ajusta dinamicamente a vinculação à intensidade do acionamento dos freios e também a velocidade do veículo para atingir, assim, um equilíbrio otimizado entre os freios. O sistema proporciona uma maior vinculação quando o motociclista está acionando o freio com mais força e reduz ou elimina a vinculação para uma frenagem leve e para baixas velocidades.
NOTA
Ao aplicar ambos os freios, o motociclista pode detectar uma ligeira resposta na alavanca do freio dianteiro ou no pedal do freio traseiro enquanto o balanceamento dinâmico ocorre.
Quando estão vinculados, o acionamento apenas da alavanca do freio dianteiro faz com que o sistema também acione dinamicamente, e com uma intensidade de frenagem, a parte traseira. O acionamento apenas do pedal do freio traseiro faz com que o sistema também acione o sistema de frenagem dianteiro com uma certa intensidade. Ao acionar ambos os freios, o sistema tenta equilibrar dinamicamente a frenagem entre as rodas dianteira e traseira.
Em velocidades abaixo de 3 km/h (2 mph), os freios não ficam vinculados e, portanto, a capacidade de manobra não é afetada negativamente, como ao dirigir a motocicleta em um estacionamento.
Como funciona o ABS
O ABS monitora sensores presentes nas rodas dianteira e traseira para determinar a velocidade das rodas. Se o sistema detectar que uma ou mais rodas estão reduzindo sua rotação muito rapidamente, o que indica que estão prestes a travar, ou se a taxa de desaceleração não atender a um critério armazenado na memória, o ABS reagirá. O sistema abre e fecha rapidamente as válvulas para modular a pressão do freio. Durante a ativação do ABS, o sistema fornece o equivalente eletrônico ao bombeamento manual dos freios. O sistema pode ligar e desligar várias vezes por segundo.
O motociclista sente a ativação do ABS através de uma leve pulsação na alavanca manual ou no pedal do freio traseiro. Um som de clique do módulo ABS também pode ser ouvido. Ambos são resultado de uma operação normal. Veja Tabela 1.
Para obter informações adicionais sobre o ABS, acesse External URL translation not available .
Como usar o ABS
O ABS representa uma vantagem em frenagem de emergência, mas não substitui uma direção segura. A maneira mais segura de parar uma motocicleta é usando ambos os freios.
O ABS Harley-Davidson é um sistema de assistência manual. Durante uma situação de frenagem de emergência, mantenha a pressão nos freios durante todos os eventos ABS. Não varie nem “bombeie” os controles dos freios. As rodas não travam até o final da parada, quando a motocicleta diminui a velocidade até o ABS não ser mais necessário.
ABS: Pneus e rodas
As motocicletas equipadas com ABS sempre deverão usar pneus e rodas especificados pela Harley-Davidson. O ABS monitora a velocidade de rotação das rodas através de sensores individuais de velocidade das rodas. A troca por rodas ou pneus com diâmetros diferentes poderá alterar a velocidade de rotação. Rodas de tamanho diferente podem perturbar a calibragem do ABS e afetar negativamente a sua capacidade de detectar e evitar travamentos descontrolados da roda. Operar com pressões do pneu diferentes das pressões especificadas pode reduzir o desempenho da frenagem do ABS. Consulte Especificações → Especificações .
Sistemas de Direção Defensiva Reflex (RDRS)
Para veículos equipados com RDRS, consulte Operação → Sistemas defensivos reflexivos do motociclista .
Tabela 1. Sintomas e condições do ABS
SINTOMA
CONDIÇÃO
Lâmpada do ABS acesa continuamente
Falha detectada no ABS. Consulte um concessionário Harley-Davidson para manutenção.
Lâmpada do ABS piscando devagar
Indica um processo normal de autodiagnóstico quando a motocicleta é ligada pela primeira vez e enquanto a velocidade é inferior a 5 km/h (3 mph). O ABS não funcionará até que a lâmpada apague. Se a luz continuar a piscar a velocidades superiores a 5 km/h (3 mph), consulte um concessionário Harley-Davidson para manutenção.
Lâmpada do ABS piscando rapidamente e lâmpada indicadora de falha/segurança
Isto indica uma possível falha no sistema de freio. Acione os freios dianteiro e traseiro para reduzir a velocidade e parar a motocicleta. Os controles do freio podem parecer duros quando acionados. Se isso ocorrer, mova a motocicleta para um local seguro para pará-la. Será necessário fazer um reparo para corrigir a falha antes de continuar pilotando sua motocicleta. Consulte uma concessionária Harley-Davidson para fazer a manutenção.
Alavanca ou pedal de freio pulsando durante um evento ABS
Condição normal.
Som de cliques durante um evento ABS
Condição normal.
Sensação de “surto” durante a frenagem
Condição normal. Isto é mais evidente ao frear com apenas um freio (dianteiro ou traseiro). É o resultado de uma redução na desaceleração que pode ser causada por rachaduras ou lombadas na via, frenagem do motor (alta rotação do motor causando redução de velocidade da roda traseira), frenagem rápida em baixa velocidade e outras condições. Isto acontece devido à pressão modulada no cáliper do freio, que evita o travamento descontrolado da roda.
Pedal do freio traseiro temporariamente duro
Condição normal. Frenagem do motor (alta rotação do motor causando redução de velocidade da roda traseira) ou redução de marcha podem ativar o ABS. Se o freio traseiro for aplicado ao mesmo tempo ou logo depois, o ABS pode estar fechando uma válvula para evitar a pressão no freio traseiro. Isto acontece devido à pressão modulada no cáliper do freio, que evita o travamento descontrolado da roda.
Pneu cantando
Condição normal. Dependendo da superfície, o pneu pode cantar sem que a roda trave.
Marca preta no pavimento
Condição normal. Dependendo da superfície, o pneu pode deixar uma marca preta sem travar a roda.
Travamento da roda em baixa velocidade
Condição normal. O ABS não ativa na roda dianteira abaixo de 5 km/h (3 mph) ou na roda traseira abaixo de 8 km/h (5 mph).