Informações gerais
ATENÇÃO
Use pneus, câmaras, tiras de proteção ou vedações de aro, válvulas de ar e tampas compatíveis com a roda correta. Entre em contato com uma concessionária Harley-Davidson. O uso de peças incompatíveis pode resultar em danos ao pneu, permitir o deslizamento do pneu na roda ou causar um defeito no pneu, o que poderá resultar em morte ou lesões graves. (00023c)
ATENÇÃO
A Harley-Davidson recomenda o uso dos seus pneus especificados. Os veículos Harley-Davidson não foram projetados para operação com pneus não especificados, incluindo pneus de neve, de ciclomotores e outros pneus de uso especial. O uso de pneus não especificados pode afetar adversamente a estabilidade, a capacidade de manobrar ou a frenagem, podendo provocar perda de controle do veículo e resultar em morte ou lesões graves. (00024d)
ATENÇÃO
Os pneus dianteiro e traseiro da Harley-Davidson não são iguais. Inverter os pneus dianteiro e traseiro pode causar falha do pneu, o que poderá resultar em morte ou lesões graves. (00026a)
Para o pneu frio, com temperatura ambiente igual a 20 °C (68 °F) ou menos: Consulte Especificações → Especificações para obter informações sobre os pneus e pressões.
Para o pneu frio, com temperatura ambiente maior que 20 °C (68 °F): Consulte Tabela 1 para determinar as pressões corretas.
Para o pneu quente, com temperatura ambiente maior que 20 °C (68 °F): Veja Tabela 2 para determinar as pressões corretas.
Se a pressão do pneu quente tiver sido ajustada, re-ajuste a pressão de acordo com as recomendações quando o pneu estiver frio.
A Harley-Davidson não executa nenhum teste com apenas nitrogênio nos pneus. A Harley-Davidson não recomenda o uso de nitrogênio puro para o enchimento de pneus.
Tabela 1. Ajuste da pressão dos pneus – pneus frios
Mudança de pressão (psi) necessária
Temperatura do ar ambiente em °F
Tabela 2. Ajuste da pressão dos pneus – pneus quentes
Mudança de pressão (psi) necessária
Temperatura do ar ambiente em °F
Inspeção de pneus
Os pneus Harley-Davidson são providos de barras indicadoras de desgaste distribuídas horizontalmente na banda de rodagem.
Um pneu é considerado gasto quando as barras indicadoras de desgaste estão visíveis ou se restar apenas 0,8 mm (0,031 pol.) de profundidade da banda de rodagem. Um pneu gasto pode:
Veja Figura 3 , Figura 4 e Figura 5. Sempre substitua os pneus antes que a barra de desgaste da banda de rodagem apareça.
Figura 3. Localizador da barra indicadora de desgaste no flanco do pneu Dunlop
Figura 4. Localizador da barra de desgaste na parede lateral do pneu
Figura 5. Aparência da barra de desgaste
Troca de pneus
ATENÇÃO
Os pneus são um componente crítico de segurança. Para consertos ou substituições dos pneus, entre em contato com uma concessionária Harley-Davidson. A manutenção inadequada dos pneus pode afetar desfavoravelmente a estabilidade e o manuseio do veículo, o que poderá resultar em morte ou lesões graves. (00057a)
ATENÇÃO
Instale apenas válvulas e tampas da válvula de pneu especificadas. Uma válvula, ou o conjunto de válvula/tampa, que sejam muito compridos ou pesados podem bater em componentes adjacentes, danificando a válvula e levando à perda rápida de pressão. A perda rápida de pressão pode provocar a perda de controle do veículo, o que poderá resultar em morte ou lesões graves. (00281a)
ATENÇÃO
Substitua pneus furados ou danificados. Em alguns casos, pequenos furos na área da banda de rodagem podem ser restaurados pela parte de dentro do pneu removido por uma concessionária Harley-Davidson. A velocidade NÃO deve exceder 80 km/h (50 mph) nas primeiras 24 horas após o reparo, e o pneu reparado NUNCA deverá ser usado a mais de 129 km/h (80 mph). A não observância deste aviso poderá levar a um defeito do pneu e resultar em morte ou lesões graves. (00015b)
ATENÇÃO
Substitua imediatamente o pneu por um pneu especificado pela Harley-Davidson quando as barras de desgaste ficarem visíveis ou com apenas 1 mm (1/32 in) de profundidade da banda de rodagem. Pilotar com um pneu desgastado poderá resultar em morte ou lesões graves. (00090c)
Pneus novos serão necessários se houver uma das seguintes condições (consulte para a substituição de pneus especificados):
Ao instalar pneus em aros, não se baseie no projeto da banda de rodagem para determinar o sentido de rotação. Sempre se certifique de que as setas de sentido gravadas nas paredes laterais apontem no sentido de rotação quando o veículo se mover para frente.