O veículo possui um motor elétrico de marcha-atrás. O motor de marcha-atrás é alimentado pela bateria para mover o veículo em marcha-atrás com o motor em funcionamento e a caixa de velocidades em ponto morto.
O motor de marcha-atrás foi concebido para suportar cargas leves e utilização de curta duração. Inclinações acentuadas, deslocação prolongadas em marcha-atrás ou tentativa de operação com os travões ou o travão de estacionamento aplicados ou com o veículo contra uma resistência (por exemplo, um lancil) irão descarregar a bateria e podem fazer com que o disjuntor de marcha-atrás dispare.
A ligeira aplicação dos travões durante marcha-atrás, recuar contra algo e depois tentar mover o veículo em frente ou subir uma inclinação acentuada em marcha-atrás e depois deixar o veículo rolar desengatado na outra direção são ações que podem fazer com que não seja possível desativar a marcha-atrás. Se esta situação ocorrer, ouvir-se-á um “chiar” alto ao puxar o veículo para a frente e sentir-se-á uma resistência considerável como se o travão de estacionamento estivesse aplicado. Se tal acontecer, parar imediatamente o veículo e oscilá-lo levemente para desativar a marcha-atrás. Se a marcha-atrás permanecer ativada e o veículo for deslocado em marcha em frente, o motor de marcha-atrás pode ser danificado.
NOTA
Imobilizar sempre totalmente o veículo antes de engatar a marcha em frente ou ativar o motor de marcha-atrás.
  1. Imobilizar totalmente o veículo com o travão dianteiro e/ou traseiro. Se o veículo estiver estacionado, assegurar que o travão de estacionamento é libertado.
  2. Ver Figura 1. Com o veículo em funcionamento e em ponto morto, premir continuamente o interruptor de marcha-atrás no grupo de comandos esquerdo do guiador até a luz indicadora de marcha-atrás se acender. Ver Comandos e indicadores → Instrumentos → Instrumentos: FLHTCUTG. Nos modelos FLHTCUTG, a luz no conta-rotações indica que a marcha-atrás está engatada. Ver Comandos e indicadores → Instrumentos → Instrumentos: FLRT. Nos modelos FLRT, a luz no velocímetro indica que a marcha-atrás está engatada. Libertar o interruptor de marcha-atrás. A luz indicadora de ponto morto apaga-se quando a luz de marcha-atrás se acende.
  3. NOTA
    A luz não se acende ou pisca três vezes para indicar que as condições de funcionamento do motor elétrico de marcha-atrás não foram cumpridas. Se a luz não se acender ou continuar a piscar, verificar se o veículo arrancou, está em ponto morto e o disjuntor não está disparado.
  4. Premir continuamente o interruptor de marcha-atrás uma segunda vez para acionar o motor elétrico de marcha-atrás. O motociclo continua a mover-se em marcha-atrás enquanto o interruptor de marcha-atrás for premido. A marcha-atrás é automaticamente desativada quando o motor é desligado ou quando é engatada uma velocidade da marcha em frente.
  5. NOTA
    • A velocidade do veículo em marcha-atrás é influenciada pela inclinação do piso. Ao fazer marcha-atrás numa descida, utilizar os travões dianteiro e traseiro para controlar a velocidade em marcha-atrás. Não ultrapassar a velocidade de caminhada e estar preparado para abrandar ou parar o veículo, se necessário.
    • A traseira do veículo é mais larga do que a de um motociclo normal. Verificar se há espaço suficiente durante manobras.
    • Se o motor de marcha-atrás não funcionar, ver Manutenção e lubrificação → Disjuntor do circuito do motor de marcha-atrás para rearmar o disjuntor.
  6. Libertar o interruptor de marcha-atrás. Travar com a intensidade necessária para parar o veículo.
  7. Engatar uma velocidade de marcha em frente e conduzir normalmente ou desligar a ignição (OFF) e aplicar o travão de estacionamento.
1Interruptor de marcha-atrás
Figura 1. Comandos de marcha-atrás