AVISO
Para elevar o motociclo com um macaco, tem de se garantir que o macaco fica em contacto com ambos os tubos do quadro inferior no ponto de convergência entre os tubos inferiores e os tubos do quadro inferior. Nunca levantar o motociclo com o macaco apoiado nas travessas, no cárter do óleo, suportes de fixação, componentes ou invólucros. O não cumprimento desta regra poderá levar à ocorrência de danos graves e consequente necessidade de efetuar extensas reparações. (00586d)
NOTA
Uma vez que o ponto de equilíbrio se situa na direção da traseira do motociclo, é necessário ter especial atenção durante a elevação com um macaco para serviço.
Ver Figura 1. Quando se elevar a parte da frente para retirar o pneu da frente ou verificar os rolamentos da cabeça da direção, etc., aplicar o travão de estacionamento. Colocar o macaco sob a secção dianteira do quadro, centrado aproximadamente por baixo da cambota, assegurando que fica em contacto com as partes forjadas do tubo do quadro de ambos os lados. Assegurar que o macaco não está em contacto com componentes do travão de estacionamento.
Ver Figura 2. Quando se elevar a traseira do motociclo, prender o pneu dianteiro num torno próprio para rodas e prender a secção dianteira a um dispositivo de elevação do motociclo através de cintas. Colocar o macaco sob a secção traseira do quadro, centrado aproximadamente por baixo da tampa da embraiagem, assegurando que fica em contacto com as partes forjadas do tubo do quadro de ambos os lados.
Em alternativa, cada uma das rodas traseiras pode ser elevada, colocando um macaco sob o lado esquerdo ou direito do eixo.
Figura 1. Posicionamento do macaco sob a parte da frente
Figura 2. Posicionamento do macaco sob a parte de trás