Informações gerais
A embraiagem possui um acionamento hidráulico. A bomba central cria pressão na tubagem do óleo da embraiagem. Esta pressão ativa o atuador da embraiagem secundário. O pistão do atuador da embraiagem secundário é esticado, entrando em contacto com uma biela para desembraiar.
AVISO
É utilizado DOT 4 Brake Fluid hidráulico na embraiagem hidráulica. Não utilizar outros tipos de fluidos, pois estes não são compatíveis e poderiam danificar o equipamento. (00353b)
AVISO
O óleo de travões D.O.T. 4 danifica a pintura e as restantes superfícies do motociclo em caso de contacto com as mesmas. Proceda sempre com extremo cuidado e proteja as superfícies contra salpicos, durante as intervenções nos travões. A não observação desta recomendação pode provocar a danificação dos acabamentos do motociclo. (00239c)
NOTA
Se o óleo dos travões DOT 4 entrar em contacto com superfícies pintadas, lavar IMEDIATAMENTE a área com água limpa.
Inspeção do óleo
ATENÇÃO
Um contacto com DOT 4 brake fluid pode ter efeitos graves para a saúde. A falha na utilização de proteção adequada para a pele e para os olhos pode provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves.
  • Em caso de inalação: mantenha a calma, desloque-se para o ar livre, procure assistência médica.
  • Em caso de contacto com a pele: remova o vestuário contaminado. Lave imediatamente a pele com muita água durante 15-20 minutos. Em caso de irritação, procure assistência médica.
  • Em caso de contacto com os olhos: Lave os olhos durante, pelo menos, 15 minutos com água corrente e com os olhos abertos. Em caso de irritação, procure assistência médica.
  • Se ingerir: lave a boca e beba água em grande quantidade. Não provoque o vómito. Contatar o Centro de Informação Antivenenos. Procure imediatamente assistência médica.
  • Consulte a Ficha de Dados de Segurança (SDS), disponível em sds.harley-davidson.com, para obter mais detalhes
(00240e)
AVISO
Não permitir que sujidade ou detritos entrem no depósito da bomba central dos travões. Sujidade ou detritos no depósito podem causar anomalias no funcionamento e danos no equipamento. (00205c)
Verificar o nível de óleo da embraiagem periodicamente. Consultar a Programação da manutenção → Intervalos de serviço regular → Intervalos de serviço regular: Modelos Trike 2014 para a frequência recomendada. Verificar o nível do lubrificante.
1. Colocar o veículo numa superfície horizontal plana. Virar o guiador, de modo a que a bomba central dos travões fique direita.
2. Ver Figura 1. Observar o visor do reservatório (3). Verificar se é visível óleo. O visor fica escuro se houver óleo no reservatório.
NOTA
  • Não deve ser necessário adicionar nem retirar óleo da embraiagem do sistema com desgaste normal.
  • NÃO encher demasiado o reservatório da embraiagem. O volume do óleo da embraiagem aumenta com o desgaste da embraiagem. Um sobreenchimento pode danificar os vedantes e danificar o sistema da embraiagem.
  • Se o nível do óleo estiver bastante acima da marca cheio (FILL LEVEL), a causa pode ser uma embraiagem desgastada.
3. Se o visor não ficar escuro:
a. Verificar se há fugas de óleo no sistema da embraiagem hidráulica.
b. Remover a tampa do reservatório. Verificar o nível do óleo.
c. Se o nível do óleo estiver abaixo marca cheio (FILL LEVEL) na borda do reservatório, adicionar ÓLEO DOS TRAVÕES DOT 4, conforme necessário. Não exceder a marcha cheio (FILL LEVEL).
d. Examinar a junta da tampa da bomba central da embraiagem em relação a rasgos, cortes, fissuras e outros sinais de danificação. Substituir a junta, se necessário. Fixar a tampa com parafusos. Apertar com um binário de 1,4–1,7 N·m (12–15 in-lbs).
NOTA
Se o nível do óleo no reservatório da bomba central da embraiagem estiver correto mas se a embraiagem não funcionar adequadamente, consultar o Manual de Serviço ou um distribuidor Harley-Davidson para assistência técnica.
1Reservatório da bomba central da embraiagem
2Tampa do reservatório
3Visor
Figura 1. Reservatório da bomba central da embraiagem