ATENÇÃO
O DOT 4 Brake Fluid absorve a humidade da atmosfera ao longo do tempo, o que altera as propriedades do fluido. Verifique o fluido dos travões quanto ao teor de humidade a cada intervalo de serviço de oficina ou anualmente (conforme o que ocorrer primeiro). Irrigue e mude o fluido dos travões a cada dois anos ou mais cedo se o teor de humidade for igual ou superior a 3%. A não irrigação e mudança do fluido pode afetar negativamente a travagem, provocando acidentes mortais ou lesões corporais graves. (06304b)
Para garantir que o sistema de travagem tem um desempenho de acordo com a sua conceção, verifique o teor de humidade do óleo dos travões a cada intervalo de serviço de oficina ou, no mínimo, anualmente, através de um teste de humidade do DOT 4 Brake Fluid (número de ref. HD-48497-A ou equivalente), ao seguir as instruções incluídas com a ferramenta. Irrigue com óleo DOT 4 de 2 em 2 anos ou mais cedo se o óleo do sistema de travagem apresentar um teor de humidade igual ou superior a 3%.
A Harley-Davidson recomenda a utilização de DOT 4 Brake Fluid Harley-Davidson Platinum Label devido às suas propriedades superiores de inibição de humidade e corrosão.
Óleo dos travões
ATENÇÃO
Limpar o tampão ou cobertura do reservatório antes de remover. Utilizar apenas DOT 4 Brake Fluid de um recipiente fechado. A utilização de óleo contaminado pode afetar negativamente a travagem ou o desengrenamento da embraiagem, provocando acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00504d)
ATENÇÃO
Um contacto com DOT 4 brake fluid pode ter efeitos graves para a saúde. A falha na utilização de proteção adequada para a pele e para os olhos pode provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves.
  • Em caso de inalação: mantenha a calma, desloque-se para o ar livre, procure assistência médica.
  • Em caso de contacto com a pele: remova o vestuário contaminado. Lave imediatamente a pele com muita água durante 15-20 minutos. Em caso de irritação, procure assistência médica.
  • Em caso de contacto com os olhos: Lave os olhos durante, pelo menos, 15 minutos com água corrente e com os olhos abertos. Em caso de irritação, procure assistência médica.
  • Se ingerir: lave a boca e beba água em grande quantidade. Não provoque o vómito. Contatar o Centro de Informação Antivenenos. Procure imediatamente assistência médica.
  • Consulte a Ficha de Dados de Segurança (SDS), disponível em sds.harley-davidson.com, para obter mais detalhes
(00240e)
AVISO
O óleo de travões D.O.T. 4 danifica a pintura e as restantes superfícies do motociclo em caso de contacto com as mesmas. Proceda sempre com extremo cuidado e proteja as superfícies contra salpicos, durante as intervenções nos travões. A não observação desta recomendação pode provocar a danificação dos acabamentos do motociclo. (00239c)
AVISO
Não permitir que sujidade ou detritos entrem no depósito da bomba central dos travões. Sujidade ou detritos no depósito podem causar anomalias no funcionamento e danos no equipamento. (00205c)
1.
NOTA
  • Se o sistema de travões não tiver fugas, não deve haver qualquer necessidade para adicionar óleo. Se o nível do óleo estiver abaixo do recomendado, as pastilhas dos travões estão provavelmente gastas e devem ser substituídas. A substituição das pastilhas provoca a subida do nível do óleo dos travões.
  • Utilizar apenas o líquido dos travões DOT 4 Platinum e substitua o óleo dos travões de dois em dois anos ou mais cedo se o teor de humidade for igual ou superior a 3%. Consulte um concessionário Harley-Davidson.
Consultar Figura 1. Verificar o nível do óleo no reservatório da bomba central do travão. Coloque o veículo numa superfície horizontal plana. Virar o guiador, de modo a que a bomba central dos travões fique direita.
a. O visor dianteiro fica escuro se houver óleo no reservatório. Se o visor dianteiro permanecer claro, consultar um concessionário Harley-Davidson.
b. O nível de óleo traseiro deve situar-se entre as marcas MIN e MAX.
2. Verifique se a alavanca do travão dianteiro e o pedal do travão traseiro se apresentam firmes quando são acionados. Se os travões não estiverem firmes, é necessário purgar o sistema de travagem.
1Reservatório da bomba do travão da frente
2Reservatório da bomba de travão de trás
Figura 1. Visor do óleo dos travões
Pastilhas dos travões
ATENÇÃO
Verificar o desgaste das pastilhas de travão nos intervalos recomendados. Se a condução for realizada em condições severas (inclinações acentuadas, tráfego intenso, etc.) a inspeção deve ser realizada com uma maior frequência. As pastilhas dos travões excessivamente desgastadas podem provocar a falha dos travões e acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00052a)
ATENÇÃO
Substitua sempre as pastilhas dos travões em conjuntos completos para uma utilização correta e segura dos travões. O funcionamento incorreto dos travões pode provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00111a)
ATENÇÃO
Os travões são um componente fundamental para a segurança do motociclo. Para reparação ou substituição dos travões, entre em contacto com um concessionário Harley-Davidson. Os travões sem assistência e manutenção adequadas podem afetar negativamente o desempenho do motociclo e provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00054a)
ATENÇÃO
Efetuar a manutenção programada dos travões. A falta de manutenção nos intervalos recomendados pode afetar negativamente o desempenho do motociclo e provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00055a)
ATENÇÃO
Verificar o alinhamento da roda e da pinça do travão. A condução com a roda ou a pinça do travão desalinhada pode causar a retenção do disco do travão e a perda de controlo do motociclo, o que pode provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00050a)
A Harley-Davidson equipou seu novo motociclo com o melhor material de atrito das pastilhas de travões disponível. Este material foi selecionado para assegurar o melhor desempenho em quaisquer condições de piso seco ou molhado ou com elevadas temperaturas. Este excede todos os requisitos normativos atualmente em vigor. No entanto, em algumas condições de utilização dos travões, pode escutar algum ruído. Esta é uma situação normal para este material de fricção.
1. Verifique a existência de detritos e resíduos acumulados nas áreas do pistão da pinça. Limpe se for necessário.
a. Enxague a área com água morna e sabão.
b. Seque com ar comprimido de baixa pressão.
2. Consultar Figura 2 e Figura 3. Verificar o disco ou rotor do travão quando este rodar. O disco/rotor deverá operar em alinhamento com a pinça.
3.
NOTA
As pastilhas do travão dianteiras e traseiras possuem ranhuras indicadoras de desgaste no material de fricção para indicar o desgaste da pastilha do travão.
As pastilhas traseiras exteriores podem ser inspecionadas visualmente em relação a desgaste sem remover as rodas traseiras.
Quando funciona normalmente, a pastilha do travão traseira interior sofrerá um desgaste semelhante ao da exterior.
Inspecione visualmente as ranhuras indicadoras de desgaste da pastilha do travão. As pastilhas podem não ter um desgaste uniforme. Verificar cada pastilha que seja possível visualizar.
4. Substitua as pastilhas do travão antes da ranhura indicadora de desgaste ficar destruída.
5. Substitua as pastilhas dos travões antes de o material de fricção atingir a espessura mínima. Substitua sempre as pastilhas dos travões aos pares. Consulte um concessionário Harley-Davidson. Consultar Tabela 1.
1Travão dianteiro (visto pela parte da frente do veículo)
2Espessura do material de atrito das pastilhas dos travões
3Ranhuras nas pastilhas dos travões
Figura 2. Material de fricção das pastilhas do travão dianteiro
1Retrovisor
2Pastilhas dos travões
3Roda
4Ranhuras nas pastilhas dos travões
Figura 3. Material de fricção das pastilhas do travão traseiras
Tabela 1. Espessura mínima do material de atrito das pastilhas dos travões
TRAVÃO
pol.
mm
Dianteiro
0,016
0,4
Traseiro
0,039
1,0