Lubrificação do motor
CUIDADO
O contacto prolongado ou repetido com óleo do motor usado pode prejudicar a pele e causar cancro da pele. Lavar imediatamente as áreas afetadas com água e sabão. (00358b)
CUIDADO
Em caso de ingestão, não provoque o vómito. Consulte imediatamente um médico. Em caso de contacto com os olhos, lave imediatamente com água. Consulte um médico caso a irritação persista. (00357d)
AVISO
Não mude indiscriminadamente de marca de lubrificante, pois alguns lubrificantes interagem quimicamente quando misturados. A utilização de lubrificantes de qualidade inferior pode danificar o motor. (00184a)
Utilizar sempre óleos de graduação adequada para a temperatura ambiente inferior esperada até à mudança de óleo seguinte. Consultar Tabela 1.
Este motociclo foi originalmente equipado com GENUINE HARLEY-DAVIDSON H-D 360 MOTORCYCLE OIL 20W50. O H-D 360 é o óleo preferencialmente utilizado em condições normais de condução. Se estiver prevista a utilização em condições de calor ou frio extremas, consulte a Tabela 1 para obter opções alternativas.
Se for necessário acrescentar óleo e o óleo H-D 360 não estiver disponível, use um óleo certificado para motores diesel. Entre as designações aceitáveis incluem-se: CH-4, CI-4 e CJ-4. As viscosidades preferidas são as seguintes (por ordem descendente): 20W50, 15W40 e 10W40.
Logo que possível, consulte um concessionário autorizado para voltar a usar o óleo 100% Harley-Davidson.
Tabela 1. Óleos de motor recomendados
TIPO
VISCOSIDADE
AMBIENTE MAIS BAIXA
TEMPERATURA
ARRANQUES A TEMPERATURAS BAIXAS INFERIORES A
10 °C (50 °F)
Lubrificante totalmente sintético para motociclos Screamin’ Eagle SYN3
SAE 20W50
Acima -1 °C (30,2 °F)
Excelente
Genuine Harley-Davidson H-D 360 Motorcycle Oil
SAE 20W50
Acima 4 °C (39,2 °F)
Bom
Genuine Harley-Davidson H-D 360 Motorcycle Oil
SAE 50
Acima 16 °C (60,8 °F)
Fraco
Genuine Harley-Davidson H-D 360 Motorcycle Oil
SAE 60
Acima 27 °C (80,6 °F)
Fraco
Lubrificação em condições de baixa temperatura
Mude o óleo do motor com mais frequência em climas frios. Se o motociclo for utilizado frequentemente em percursos curtos inferiores a 24 km (15 mi), em temperaturas ambientes inferiores a 16 °C (60 °F), os intervalos de mudança de óleo devem ser reduzidos para 2.400 km (1500 mi).
NOTA
Temperaturas ambientes inferiores requerem mudanças de óleo mais frequentes.
O vapor de água é um subproduto normal da combustão. Durante o funcionamento em tempo frio, algum vapor de água condensa sob a forma líquida nas superfícies frias no interior do motor. A temperaturas muito baixas, esta água transforma-se em gelo ou gelo misturado com lama. Se o motor não for aquecido à temperatura de funcionamento, o gelo ou a mistura de gelo e lama acumulados bloqueiam as tubagens de óleo e causam danos no motor. Ao longo do tempo, acumula-se água, esta mistura-se com o óleo do motor e forma uma lama que é prejudicial ao motor.
Se deixar o motor aquecer à temperatura de funcionamento normal, a maior parte da água evapora-se e sai através do respiradouro do cárter.