Teoria do funcionamento do sistema
O sistema de controlo automático de velocidade (cruise control) foi concebido para ser operado sem segurança com um mínimo de movimentos do condutor – todas as acções de comando do sistema pelo condutor são naturais e fáceis de realizar.
NOTA
  • O sistema é sempre controlado pelo condutor e pode ser desactivado a qualquer momento.
  • O sistema de controlo automático de velocidade não funciona a velocidades do motociclo inferiores a 48 km/h (30 mph) ou superiores a 145 km/h (90 mph).
  • O sistema de controlo automático de velocidade é controlado pelo módulo de controlo do motor (ECM). O conta-rotações emite um sinal para desactivar o sistema de controlo automático de velocidade (cruise control), em caso de um aumento súbito da velocidade do motor.
  • Para além do módulo de controlo do motor (ECM), o sistema é também composto por outros componentes: um motor síncrono (controlado pelo computador) para comando do acelerador durante o funcionamento do sistema de controlo automático de velocidade (cruise control) e diversos interruptores internos; todos estes componentes enviam os seus sinais de funcionamento para o computador.
  • O sistema permite que o condutor aumente a velocidade do motociclo 16 km/h (10 mph) ou mais (dependendo da velocidade de rotação do punho de comando do acelerador e do estado do veículo) acima do ponto de SELECÇÃO, antes da desactivação do sistema. Esta função permite ao condutor a aumentar momentaneamente a velocidade, quando necessário. Um aumento muito acentuado da velocidade pode desactivar o sistema de controlo automático de velocidade.
Activação do sistema de controlo automático de velocidade (cruise control)
NOTA
O sistema de controlo automático de velocidade NÃO funciona se:
  • A velocidade do veículo é inferior a 48 km/h (30 mph) ou superior a 145 km/h (90 mph).
  • A luz dos travões estiver permanentemente acesa. Consultar um distribuidor Harley-Davidson.
A instalação de pneus ou componentes da caixa de velocidades que não satisfaçam as especificações pode afectar a operação do sistema de controlo automático de velocidade.
  1. Ver a Comandos e indicadores → Luzes dos instrumentos → Luzes dos instrumentos. Premir o interruptor do SISTEMA DE CONTROLO AUTOMÁTICO DE VELOCIDADE (cruise control) para o activar. O símbolo laranja no mostrador do sistema de controlo automático de velocidade acende, quando o sistema se encontra activado.
  2. Com o motociclo à velocidade desejada para controlo automático de 48–145 km/h (30–90 mph), deslocar momentaneamente o interruptor retomar/seleccionar (RESUME/SET) (punho direito do guiador) para a posição seleccionar (SET). Após um atraso de 1,5 segundos, o símbolo muda de cor para verde no mostrador do instrumento, indicando que a velocidade seleccionada se encontra activada.
Desligação do sistema de controlo automático de velocidade (cruise control)
O sistema de controlo automático de velocidade é desactivado automaticamente, sempre que o módulo do sistema receber um dos seguintes sinais:
  1. Aplicação do travão dianteiro/traseiro.
  2. Desaceleração ou fecho do acelerador, com a consequente actuação do interruptor de desactivação.
  3. Desengrenamento da embraiagem do motociclo (o módulo detecta um aumento excessivo da velocidade do motor).
  4. Velocidade fora do intervalo de funcionamento do sistema de controlo automático de velocidade.
NOTA
A aceleração para mais de 16 km/h (10 mph) acima da velocidade seleccionada pode também desactivar o sistema de controlo automático de velocidade.
Quando o sistema de controlo automático de velocidade, a luz verde (sistema activado) muda para laranja. O símbolo laranja do sistema de controlo automático de velocidade permanece acesa, até o interruptor principal do sistema ser desligado.
No entanto, se o condutor decidir SELECCIONAR uma velocidade, RETOMAR a velocidade seleccionada, ACELERAR ou DESACELERAR o motociclo, premir o interruptor retomar/​seleccionar (RESUME/SET).
Regresso à velocidade seleccionada
Se o sistema for desactivado através de um dos métodos descritos no parágrafo DESACTIVAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLO AUTOMÁTICO DE VELOCIDADE, o sistema permanece activado (ON), se o condutor REGRESSAR à velocidade seleccionada. Para tal, deslocar o interruptor retomar/seleccionar (RESUME/SET) para a posição retomar (RESUME).
NOTA
O computador mantém a velocidade SELECCIONADA em memória, para ser utilizada pela função RETOMAR. Se a velocidade do motociclo descer 24 km/h (15 mph) abaixo da velocidade SELECCIONADA, não é possível o REGRESSO à velocidade seleccionada. Se o condutor ainda desejar utilizar o sistema de controlo automático de velocidade, deslocar o interruptor retomar/seleccionar (RESUME/SET) para a posição seleccionar (SET) para reactivar o sistema de controlo automático de velocidade.
Aceleração acima da velocidade seleccionada
  1. Com a velocidade desejada seleccionada, premir por breves momentos o interruptor retomar/seleccionar (RESUME/SET) para a posição retomar (RESUME) para aumentar a velocidade em incrementos de 1,6 km/h (1 mph).
  2. Se o interruptor retomar/seleccionar (RESUME/SET) for mantido na posição retomar (RESUME) o sistema continua a aumentar a velocidade seleccionada em incrementos aproximados de 1,6 km/h (1 mph), até o interruptor ser libertado. O sistema aguarda cerca de 2 segundos, até a velocidade começar a aumentar.
Desaceleração do sistema de controlo automático de velocidade (cruise control)
  1. Com a velocidade desejada seleccionada, premir por breves momentos o interruptor retomar/seleccionar (RESUME/SET) para a posição seleccionar (SET) para diminuir a velocidade em incrementos de 1,6 km/h (1 mph).
  2. Se o interruptor retomar/seleccionar (RESUME/SET) for mantido na posição seleccionar (SET), o sistema continua a diminuir a velocidade seleccionada em incrementos aproximados de 1,6 km/h (1 mph), até o interruptor ser libertado. O sistema aguarda cerca de 2 segundos, até a velocidade começar a diminuir.
Desactivação do sistema de controlo automático de velocidade (cruise control)
Premir o interruptor do SISTEMA DE CONTROLO AUTOMÁTICO DE VELOCIDADE (cruise control) para o desactivar. O símbolo laranja no mostrador apaga-se, indicando que o sistema se encontra DESLIGADO.