No caso de condutores que se encontram frequentemente em condições de condução em que o veículo está sujeito a ralenti prolongado ou a congestionamento, o motociclo vem equipado com um sistema de controlo de temperatura do motor em ralenti (EITMS) que fornece refrigeração limitada do cilindro traseiro.
Os veículos são fornecidos de fábrica com o sistema EITMS desativado. O EITMS pode ser ativado ou desativado pelo próprio condutor.
Ativado: a função de arrefecimento do motor do EITMS será automaticamente ativada sempre que o veículo parar por completo e estiver a funcionar ao ralenti em condições de temperatura elevada. Mesmo com a função ligada, a mesma poderá não ser ativada em condições de condução com temperatura baixa.
Desativado: a função do EITMS não está ativa nas seguintes condições.
Quando o motor se encontra no modo de funcionamento EITMS, pode notar-se uma diferença na cadência de ralenti. Adicionalmente, pode notar-se também um odor peculiar dos gases de escape. Ambas as situações são consideradas normais.
Ativar/desativar o EITMS
  1. Rode o interruptor de ignição para a posição ON (ligar) e puxe o interruptor OFF/RUN (paragem/funcionamento) do motor no lado direito do guiador para a posição RUN (não inicie o motociclo).
  2. Empurre e mantenha o acelerador na posição “roll-off”.
  3. Ver Comandos e indicadores → Instrumentos: Modelos Touring → Luzes avisadoras: Modelos Touring . Após cerca de 3 segundos, a luz indicadora de velocidade de cruzeiro começa a piscar a verde (EITMS ativado) ou a vermelho (EITMS desativado).
  4. NOTA
    Uma luz a piscar indica que se encontra configurado o EITMS. Uma luz fixa (sem piscar) indica que se encontra configurado o controlo automático de velocidade.
  5. Repetir o procedimento conforme necessário para ativar ou desativar o EITMS.
NOTA
A configuração do EITMS permanece ativa até ser alterada pelo condutor ou distribuidor. Não é necessário reconfigurar o sistema de cada vez que é iniciado.