Alavanca de comando da embraiagem
ATENÇÃO
Não coloque os dedos entre a alavanca de comando manual e o punho do guiador. A posição incorreta da mão pode impedir a operação da alavanca do comando e conduzir à perda de controlo do motociclo, o que pode provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00032a)
Alavanca de seleção de velocidades
Ver Figura 1. A alavanca de seleção de velocidades é operada com o pé esquerdo. O ponto morto encontra-se entre a primeira e a segunda velocidades na disposição de seis velocidades. Ver Funcionamento → Mudança de velocidades.
Figura 1. Alavanca de seleção e disposição das velocidades
Módulo de comandos do lado esquerdo
Velocímetro/conta-quilómetros
Ver O seu motociclo → Comandos principais e componentes de serviço → Comandos e componentes de serviço (típicos). A velocidade atual na estrada é apresentada no velocímetro (2). A quilometragem acumulada e a quilometragem parcial individual são apresentadas na janela do conta-quilómetros, no mostrador do velocímetro. Ver Funcionamento → Instrumentos.
Módulo de comandos do lado direito
Travões
ATENÇÃO
Não coloque os dedos entre a alavanca de comando manual e o punho do guiador. A posição incorreta da mão pode impedir a operação da alavanca do comando e conduzir à perda de controlo do motociclo, o que pode provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00032a)
Alavanca do travão dianteiro: ver O seu motociclo → Comandos principais e componentes de serviço → Comandos e componentes de serviço (típicos). A alavanca do travão dianteiro (4) comanda o travão da roda dianteira. Utilizar a alavanca manual com os dedos da mão direita.
Pedal do travão traseiro: ver O seu motociclo → Comandos principais e componentes de serviço → Comandos e componentes de serviço (típicos). O pedal do travão traseiro (5) aciona o travão da roda traseira.
ATENÇÃO
Não aplique os travões com demasiada força de modo a bloquear as rodas. O bloqueio das rodas pode causar a perda do controlo do veículo e provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00053a)
Aplicar os travões de modo gradual para impedir o bloqueio das rodas. O ideal será um equilíbrio entre os travões dianteiro e traseiro.
Punho do acelerador
Acelerar:ver O seu motociclo → Comandos principais e componentes de serviço → Comandos e componentes de serviço (típicos). Rode lentamente o punho do acelerador (5) para trás (no sentido da traseira do motociclo) para abrir o acelerador.
Desacelerar: rodar lentamente o punho do acelerador para a frente (dianteira do veículo) para fechar o acelerador.
Interruptor PARAGEM/FUNCIONAMENTO
NOTA
As luzes do motociclo podem ser utilizadas com o interruptor na posição FUNCIONAMENTO, conforme requerido legalmente.
Bloqueio do garfo
ATENÇÃO
Não utilize o veículo com os garfos bloqueados. O bloqueio dos garfos restringe a capacidade de viragem do motociclo, o que pode provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00035a)
AVISO
Proteja o seu veículo contra o roubo. Se o motociclo não for trancado após o estacionamento, pode ocorrer o roubo do motociclo e/ou a danificação do equipamento. (00151b)
Ver Funcionamento → Comandos, instrumentos e interruptores → Bloqueio do garfo. A tranca dos garfos está localizada na cabeça da direção, do lado direito. O garfo é bloqueado com a chave.
O bloqueio dos garfos imediatamente após o estacionamento do motociclo desencoraja a utilização não autorizada ou o roubo.
  1. Rodar os garfos para a posição esquerda máxima.
  2. Introduzir a chave na tranca dos garfos.
  3. Rodar a chave para a posição direita (no sentido dos ponteiros do relógio).
  4. Remover a chave.
  5. Para desbloquear o garfo, introduza a chave no bloqueio do garfo e rode para a esquerda (no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio). Remover a chave de bloqueio.
  6. Verificar o funcionamento da direção, rodando o guiador em todo o curso de operação. O guiador deve rodar suavemente e sem dificuldade.
Figura 2. Bloqueio do garfo