O sistema de controlo da temperatura do motor em ralenti (EITMS) fornece refrigeração limitada do cilindro traseiro em condições de ralenti prolongadas ou filas de trânsito.
Funcionamento
Quando a temperatura do motor atinge um ponto predeterminado, o EITMS desliga o injetor de combustível no cilindro traseiro. O cilindro traseiro converte-se numa “bomba de ar” que trabalha para arrefecer o motor.
O EITMS é ativado (cilindro traseiro desliga-se) quando todas as condições seguintes forem satisfeitas:
NOTA
O EITMS não é ativado nos primeiros quatro minutos após o arranque do veículo.
O EITMS é desativado (cilindro traseiro novamente a funcionar) se se verificar qualquer uma das seguintes condições:
Quando o motor se encontra no modo de funcionamento EITMS, pode notar-se uma diferença na cadência de ralenti. Adicionalmente, pode notar-se também um odor peculiar dos gases de escape. Ambas as situações são consideradas normais.
Ativar/desativar o EITMS
Ativado: a função de arrefecimento do motor do EITMS é automaticamente ativada sempre que o veículo parar por completo e estiver a funcionar ao ralenti em condições de temperatura elevada. Quando a função está ligada, a mesma poderá não ser ativada em condições de condução com temperatura baixa.
Desativado: a função do EITMS não está ativa nas seguintes condições.
O EITMS pode ser ativado ou desativado através do procedimento a seguir descrito.
  1. Colocar um comando remoto atribuído dentro do raio de alcance do motociclo. Premir o interruptor PARAGEM/FUNCIONAMENTO do motor no punho direito do guiador para a posição FUNCIONAMENTO (o motociclo tanto pode estar a funcionar como não).
  2. Empurre e mantenha o acelerador na posição “roll-off”.
  3. Consultar Funcionamento → Indicadores → Luzes dos instrumentos: Típico. Após cerca de 3 segundos, a luz indicadora de velocidade de cruzeiro começa a piscar a verde (EITMS ativado) ou a laranja (EITMS desativado).
  4. Repetir o procedimento conforme necessário para ativar ou desativar o EITMS.
NOTA
  • A luz do controlo automático de velocidade a piscar indica a definição do EITMS. Uma luz fixa (sem piscar) indica que se encontra configurado o controlo automático de velocidade.
  • A configuração do EITMS permanece ativa até ser alterada pelo condutor ou distribuidor. Não é necessário reconfigurar o EITMS de cada vez que o motor é ligado.