Garantia limitada de emissões para os proprietários na Califórnia, nos EUA
Direitos e obrigações do proprietário ao abrigo da garantia
O California Air Resources Board (Conselho de Recursos Atmosféricos da Califórnia) e a Harley-Davidson Motor Company têm todo o gosto em explicar-lhe a garantia do sistema de controlo de emissões do seu novo motociclo. Na Califórnia, os veículos motorizados novos têm de ser concebidos, construídos e equipados para cumprir com os rigorosos padrões antinevoeiro do estado. A Harley-Davidson Motor Company tem de cobrir em garantia o sistema de controlo de emissões no seu motociclo durante os períodos de tempo listados abaixo, desde que não haja uso abusivo, modificações não aprovadas, negligência ou manutenção imprópria do seu motociclo.
O seu sistema de controlo de emissões pode incluir peças como o carburador ou o sistema de injeção de combustível, o sistema de ignição, o catalisador e o computador do motor. Também estão incluídas as mangueiras, conetores e outros conjuntos relacionados com as emissões.
Quando existirem condições que possam ser reclamadas ao abrigo da garantia, dentro do período de garantia mencionado abaixo, o seu concessionário Harley-Davidson autorizado irá reparar gratuitamente o seu motociclo, incluindo diagnóstico, peças e mão de obra.
Cobertura da garantia do fabricante
Durante um período de cinco anos ou 30.000 km (18641 mi), o que ocorrer primeiro, com início na data de entrega do motociclo ao comprador final ou, se o motociclo tiver sido utilizado como veículo de demonstração ou serviço antes da sua venda, na data da sua primeira colocação em serviço.
Se qualquer peça do seu motociclo relacionada com as emissões apresentar algum defeito, a peça será reparada ou substituída pela Harley-Davidson Motor Company. Esta é a sua GARANTIA CONTRA DEFEITOS do sistema de controlo de emissões.
Responsabilidades de garantia do proprietário
Como proprietário do motociclo, é responsável pelo desempenho da manutenção necessária mencionada no manual de operação. A Harley-Davidson recomenda que guarde todos os recibos relativos à manutenção do seu motociclo, contudo, a Harley-Davidson não pode recusar a cobertura da garantia de emissões unicamente com base na falta de recibos ou pela falta de desempenho da manutenção agendada da sua parte.
A responsabilidade de apresentar o seu motociclo num concessionário Harley-Davidson autorizado assim que um problema surge é totalmente sua. As reparações pela garantia devem ser concluídas num período razoável de tempo, que não exceda os 30 dias.
Como proprietário do motociclo, também deve estar ciente de que a Harley-Davidson lhe pode recusar cobertura da garantia se o seu motociclo ou peça tiver falhado devido a uma uso abusivo, negligência, manutenção imprópria ou modificações não aprovadas.
Caso tenha alguma dúvida relativa aos seus direitos e responsabilidades por garantia, deve contactar o departamento de assistência ao cliente da Harley-Davidson através do número de telefone 1-800-258-2464 (apenas EUA) ou o 1-414-343-4056, ou o California Air Resources Board em 9528 Telstar Ave., El Monte, California 91731.
Termos de garantia adicionais
O período da garantia tem início na data de entrega do motociclo ao comprador final ou, se o motociclo tiver sido utilizado como veículo de demonstração ou serviço antes da sua venda, na data da sua primeira colocação em serviço.
O sistema de controlo de emissões de cada novo motociclo da Harley-Davidson foi concebido, construído e testado utilizando unicamente peças Harley-Davidson genuínas e é com estas peças que o motociclo está certificado como estando em conformidade com os regulamentos de controlo de emissões da Califórnia.
Recomendamos que efetue as reparações necessárias ao seu motociclo, ao abrigo desta garantia, num concessionário Harley-Davidson autorizado. O concessionário possui mecânicos com formação de fábrica e peças genuínas da Harley-Davidson. Contudo, no caso de haver uma "emergência" (conforme definido abaixo), as reparações podem ser realizadas por qualquer estabelecimento de assistência disponível ou pelo proprietário, utilizando uma peça de substituição. Um concessionário Harley-Davidson autorizado não ter disponibilidade razoável, ou uma peça não estar disponível dentro de um período de tempo razoável (que não exceda 30 dias após a chegada do motociclo ao concessionário da Harley-Davidson para reparação) constitui uma emergência. A Harley-Davidson apenas reembolsará o proprietário por tais reparações, incluindo o diagnóstico, se for estabelecido que essas reparações estão cobertas por esta garantia de emissões. No entanto, o reembolso por peças da Harley-Davidson não excederá o nosso preço de retalho sugerido para todas as peças substituídas ao abrigo da garantia e o reembolso pela mão de obra será limitado às nossas recomendações de tempo para reparações de sistemas de emissões, ao preço de mão de obra por hora geograficamente apropriado.
Para obter um reembolso da Harley-Davidson por tais reparações de emergência, tem de guardar todas as peças que falharam e os recibos originais, para que os possa apresentar num concessionário Harley-Davidson autorizado para inspeção. A Harley-Davidson recomenda que leve o seu motociclo a um concessionário autorizado para inspeção para garantir que as reparações de emergência foram feitas corretamente.
Lembre-se: a utilização de peças de substituição não genuínas da Harley-Davidson pode impedir a eficácia do sistema de controlo de emissões ou danificar o motociclo de outra forma. Se forem utilizadas peças não genuínas da Harley-Davidson para manutenção, substituição ou reparação de componentes que afetem o sistema de controlo de emissões, deve obter garantias por escrito de que tais peças não genuínas da Harley-Davidson têm garantia do seu fabricante em como são de qualidade igual às peças genuínas da Harley-Davidson, tanto em desempenho como em durabilidade. A utilização de peças de substituição não genuínas da Harley-Davidson não invalida a garantia existente em outros componentes Harley-Davidson, a menos que essas peças não genuínas da Harley-Davidson causem danos às peças cobertas pela garantia ou que resultem na criação de um motociclo que não cumpra os limites de emissões. No entanto, A HARLEY-DAVIDSON NÃO ASSUME QUALQUER RESPONSABILIDADE AO ABRIGO DESTA GARANTIA RELATIVAMENTE A QUALQUER PEÇA NÃO GENUÍNA DA HARLEY-DAVIDSON, a menos que as peças Harley-Davidson causem danos às peças não genuínas da Harley-Davidson.
O que está coberto por esta garantia de emissões
A garantia do sistema de controlo de emissões cobre exclusivamente as seguintes “peças garantidas”:
Depósito de combustível (apenas falhas de ordem não estética)
Se utilizado no supracitado: mangueiras, grampos, acessórios, tubagens, juntas de vedação e ferragens de montagem.
O que não está coberto por esta garantia de emissões
A garantia do sistema de controlo de emissões não cobre:
Avarias em “peças cobertas pela garantia" causadas por qualquer um dos motivos seguintes: uso abusivo, uso incorreto, modificações ou alterações não aprovadas, adulterações, desconexão ou manutenção imprópria ou inadequada. A garantia também não cobre a substituição das peças listadas caso um veículo tenha deixado de cumprir com os limites de emissões do estado da Califórnia devido às ações mencionadas acima.
Danos resultantes de acidentes, atos da natureza ou outros eventos fora do controlo da Harley-Davidson.
Reparação ou substituição de "peças cobertas pela garantia" que estiverem agendadas para substituição antes de 30.000 km (18641 mi), assim que estas peças tenham sido substituídas no primeiro intervalo de substituição como parte dos serviços de manutenção necessários.
Reparações e serviços de oficina realizados por outros que não um concessionário Harley-Davidson autorizado (exceto em caso de emergência conforme definido acima).
Perda de tempo, inconveniência, perda de uso do motociclo, reboque do veículo ou perda comercial e/ou danos consequenciais.
Reparações em motociclos em que a quilometragem tenha sido alterada para que não possa ser imediatamente determinada.