Alavanca do travão dianteiro
ATENÇÃO
Não coloque os dedos entre a alavanca de comando manual e o punho do guiador. A posição incorreta da mão pode impedir a operação da alavanca do comando e conduzir à perda de controlo do motociclo, o que pode provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00032a)
Ver Figura 1. A alavanca de comando manual do travão dianteiro (1) comanda o travão da roda dianteira. A alavanca do travão está localizada no grupo de comandos direito do guiador. Utilizar a alavanca manual com os dedos da mão direita.
Pedal do travão traseiro
Ver Figura 1. O pedal do travão traseiro (2) comanda o travão da roda traseira. O pedal do travão está localizado no lado direito. Opere o pedal do travão traseiro com o pé direito.
1Alavanca do travão dianteiro
2Pedal do travão traseiro
Figura 1. Comandos dos travões
Travões sem sistema ABS
Trave de forma uniforme e gradual, para impedir o bloqueio das rodas. Para um melhor efeito da travagem, aplique ao mesmo tempo e de modo igual os travões dianteiro e traseiro.
ATENÇÃO
Não aplique os travões com demasiada força de modo a bloquear as rodas. O bloqueio das rodas pode causar a perda do controlo do veículo e provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00053a)
Sistema antibloqueio de travões (ABS)
O sistema antibloqueio de travões da Harley-Davidson destina-se a ajudar o condutor a manter o controlo do motociclo, durante as travagens em condições de emergência. O sistema ABS atua de modo independente nos travões dianteiro e traseiro, de modo a manter as rodas em rotação e impedir os bloqueios descontrolados das rodas em pisos secos ou molhados, com folhas soltas ou durante a condução com chuva.
Ver Figura 2. Os modelos com ABS têm o módulo ABS (EHCU) localizado por trás da tampa direita.
Figura 2. Módulo de controlo do sistema ABS (HCU)
Modo de funcionamento do sistema ABS
O sistema ABS recebe sinais dos sensores de rotação das rodas dianteira e traseira. Se o sistema detetar que uma ou ambas as rodas estão a estão a desacelerar muito rapidamente, indicando a aproximação do bloqueio da roda, o sistema ABS entra em funcionamento. Se a velocidade de desaceleração não corresponder aos critérios armazenados na memória, o sistema ABS também entra em funcionamento. O sistema abre e fecha rapidamente as válvulas para modular a pressão das pinças dos travões utilizando exclusivamente a pressão da alavanca ou do pedal dos travões aplicada pelo condutor. Durante o funcionamento do sistema ABS, o sistema proporciona um efeito eletrónico equivalente à aplicação manual dos travões. A velocidade de atuação do sistema ABS é de até sete vezes por segundo.
O condutor reconhece facilmente a atuação do sistema ABS pela sensação de ligeiros impulsos na alavanca do travão de mão ou no pedal do travão traseiro. O movimento de pulsação pode também ser acompanhado por um ruído de “cliques” proveniente do módulo de controlo do sistema ABS. As pulsações e os cliques são normais durante o funcionamento do sistema ABS. Consultar Tabela 1.
Para mais informações, visite www.harley-davidson.com/abs.
Modo de utilização do sistema ABS
Apesar de ser um valioso auxiliar em condições de travagem de emergência, o sistema ABS não é um substituto para uma condução em segurança. A maneira mais segura para parar um motociclo é na vertical e em trajetória linear (i.e., ambas as rodas a direito).
O sistema ABS da Harley-Davidson é um sistema de assistência à operação manual. Em condições de paragem de emergência, mantenha a pressão nos travões durante todas as fases de funcionamento do sistema ABS. Não module ou “bombeie” os comandos dos travões. As rodas não bloqueiam até ao final da paragem, quando a velocidade do motociclo atinge cerca de 6 km/h (4 mph) e o sistema ABS deixa de ser necessário.
ATENÇÃO
O ABS não pode impedir o bloqueio da roda traseira devido ao efeito de travagem do motor. O ABS não deve ser considerado um auxiliar durante a condução em curvas ou em pisos soltos ou irregulares. O bloqueio das rodas pode causar a perda do controlo do veículo e provocar acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00362a)
Sistema ABS: Pneus e rodas
Os motociclos equipados com sistema ABS devem utilizar sempre pneus e rodas Harley-Davidson. O sistema ABS monitoriza a velocidade de rotação das rodas através dos sinais enviados pelos sensores de velocidade das rodas. A utilização de rodas e pneus com dimensões diferentes pode alterar o valor da velocidade de rotação. Esta alteração da velocidade de rotação das rodas pode perturbar a calibração do sistema ABS e ter um efeito adverso na respetiva capacidade de detetar e prevenir o bloqueio descontrolado das rodas. O funcionamento com pressões dos pneus que não as especificadas em Consulte Especificações.pode reduzir o desempenho da travagem com ABS.
Tabela 1. Sintomas e condições de funcionamento do sistema ABS
SINTOMA
CONDIÇÃO
Luz indicadora do sistema ABS continuamente acesa
Avaria do ABS detetada. Consulte um concessionário Harley-Davidson para assistência.
Luz avisadora do sistema ABS a piscar
Isto indica um processo de autodiagnóstico normal quando o motociclo é ligado e a velocidade está abaixo de 5 km/h (3 mph). O sistema ABS só fica operacional depois de a luz se apagar. Se a luz continuar a piscar a velocidades superiores a 5 km/h (3 mph), consulte um concessionário Harley-Davidson para obter assistência.
Pulsação da alavanca ou do pedal dos travões durante o funcionamento do sistema ABS
Situação normal.
Audição de “cliques” durante o funcionamento do sistema ABS
Situação normal.
Sensação de “aumento de velocidade” durante a travagem
Situação normal. Mais facilmente detetável durante as travagens com um travão (dianteiro ou traseiro, apenas). Resultado da redução da desaceleração, que pode ser provocada pelas irregularidades do piso, da travagem do motor (rotação elevada, provocando a redução da velocidade da roda traseira), travagens violentas a baixas velocidades e outras situações. Isto deve-se ao facto de o sistema ABS modular a pressão das pinças dos travões para impedir os bloqueios descontrolados das rodas.
Pedal do travão traseiro temporariamente “duro”
Situação normal. A travagem do motor (rotação elevada, provocando a redução da velocidade da roda traseira) ou o engrenamento de velocidades inferiores podem provocar a ativação do sistema ABS. Se o travão traseiro for aplicado ao mesmo tempo ou imediatamente após, o sistema ABS pode fechar uma válvula, de modo a impedir a transmissão de pressão para o travão traseiro. Isto deve-se ao facto de o sistema ABS modular a pressão das pinças dos travões para impedir os bloqueios descontrolados das rodas.
“Chiado” dos pneus
Situação normal. Conforme a superfície do piso, os pneus podem “chiar” sem bloquear a roda.
Marca de pneus no pavimento
Situação normal. Conforme a superfície do piso, os pneus deixam uma marca preta no pavimento, sem bloquear a roda.
As rodas bloqueiam a baixa velocidade
Situação normal. O ABS não é ativado na roda dianteira a velocidades inferiores a 5 km/h (3 mph) ou na roda traseira a velocidades inferiores a 8 km/h (5 mph).