Em climas frios, o óleo do motor deve ser mudado com mais frequência. Se o motociclo for utilizado frequentemente em percursos curtos, inferiores a 24 km (15 mi), em temperaturas ambiente inferiores a 16 °C (60 °F), os intervalos de mudança de óleo devem ser reduzidos para 2.400 km (1500 mi). Em motociclos utilizados apenas em percursos curtos, o reservatório do óleo deve ser bem lavado, antes do enchimento com o óleo novo. A lavagem do reservatório de óleo deve ser efectuado por um distribuidor autorizado ou um técnico qualificado.
NOTA
Quanto mais reduzidas forem as temperaturas negativas, mais frequentes devem ser as mudanças de óleo.
O vapor de água é um sub-produto normal da combustão em qualquer motor. Durante o funcionamento em tempo frio, algum deste vapor de água condensa sob a forma líquida nas superfícies mais frias no interior do motor. Em temperaturas muito frias, esta água transforma-se em gelo (se a sua acumulação for prolongada), podendo bloquear as tubagens de óleo e provocar a danificação do motor.
Se o motor funcionar frequentemente e aquecer devidamente, a maior parte desta água transforma-se em vapor e é expelida através do respiradouro do cárter.
Se o motor não for utilizado com frequência e não aquecer devidamente, esta água acumula-se, mistura-se com o óleo do motor e forma uma lama nociva para o motor.