AVISO
Não modificar o funcionamento do conta-quilómetros do motociclo. É ilegal. A modificação do conta-quilómetros de um veículo pode provocar danos no equipamento. (00160a)
NOTA
O interruptor de gatilho está situado à frente no grupo de comandos esquerdo do guiador. Ver Funcionamento → Interruptores de comando do lado esquerdo → Módulo de interruptores do lado esquerdo (normal) .
Conta-quilómetros
Ver Figura 1. O conta-quilómetros indica a quilometragem total acumulada do motociclo. Premir o interruptor de gatilho para percorrer as diferentes funções do conta-quilómetros. O conta-quilómetros podem ser apresentados com o motociclo desligado, premindo o interruptor de gatilho.
Mudança de unidades: mudar as definições do rádio para “ENGLISH UNITS” (sistema imperial) ou “METRIC” (sistema métrico). Todas as funções do rádio e do conta-quilómetros apresentarão as unidades selecionadas. Ver o MANUAL DE OPERAÇÃO DE BOOM! BOX.
Totalizadores parciais
Os dois totalizadores parciais (A e B) apresentam a quilometragem total acumulada desde a última reposição. Para verificar, premir e libertar o interruptor de gatilho até se obter o valor do totalizador parcial desejado (A ou B).
Repor: com a indicação do totalizador parcial (A ou B) selecionada, premir continuamente o interruptor de gatilho até o totalizador parcial desejado ser reposto a zero.
Autonomia do combustível
O ecrã de autonomia de combustível indica a quilometragem que pode ser percorrida com o combustível existente no reservatório de combustível. O valor da autonomia do combustível apenas é atualizado quando o motociclo se encontrar em movimento.
Apresentar a autonomia do combustível: com o interruptor da ignição na posição ignição (IGNITION) ou acessórios (ACCESSORY), premir o interruptor de gatilho até a autonomia do combustível ser apresentada. A autonomia do combustível é indicada pela letra “R” no lado esquerdo da indicação. A distância restante calculada (em milhas ou quilómetros) até ao reservatório de combustível estar vazio é apresentada pelo sistema.
Combustível baixo: a autonomia do combustível é automaticamente apresentada na janela do conta-quilómetros quando a luz de nível baixo de combustível está acesa. Quando a autonomia do combustível atinge o valor dos últimos 10 quilómetros ou 10 milhas restantes, a janela do conta-quilómetros apresenta a indicação “LO RNG”, ou seja, que o motociclo está a ficar sem combustível. Nestas condições, reabastecer o motociclo o mais rapidamente possível. Consultar Especificações → Especificações → Capacidades .
Desativar a visualização automática de nível baixo de combustível: com a autonomia do combustível selecionada, premir continuamente o interruptor de gatilho até a autonomia do combustível piscar duas vezes. Para reativar esta função, premir continuamente o interruptor de gatilho até a autonomia do combustível piscar uma vez.
Repor: a reposição da luz de aviso de nível de combustível baixo e da autonomia do combustível só pode ser feita se houver combustível suficiente no reservatório e uma mudança do ciclo de ignição (IGNIÇÃO-DESLIGADO-IGNIÇÃO) (IGNITION-OFF-IGNITION).
A adição de pelo menos 7,6 L (2 USgal) de combustível permite a atualização da autonomia do combustível. A autonomia do combustível é lentamente atualizada ao longo dos próximos 48 km (30 mi) após reabastecimento.
Religação e inicialização da bateria: se a bateria for desligada e novamente ligada, o indicador só inicializa a funcionalidade da autonomia do combustível se o reservatório de combustível estiver sensivelmente a meio.
Pressão dos pneus
Ver Figura 1. O TPMS monitoriza e apresenta a pressão nos pneus tanto na roda dianteira como na roda traseira na janela do conta-quilómetros.
Um sensor está colocado no interior de cada pneu, na haste da válvula. Os sensores enviam um sinal ao motociclo a intervalos variáveis, dependendo do facto de o veículo estar em movimento ou estacionado.
Ver a pressão dos pneus: Premir o interruptor de gatilho para ver a pressão no pneu dianteiro (FR). Prima novamente o interruptor de gatilho, para que seja apresentada a pressão do pneu traseiro do lado direito (RR). Prima novamente o interruptor de gatilho, para que seja apresentada a pressão do pneu traseiro do lado esquerdo (RR).
Pressão baixa do pneu: quando é detetada uma insuficiência de pressão, a janela do conta-quilómetros apresenta o pneu afetado e os dados de pressão. Imobilizar o veículo em segurança e utilizar um manómetro de pneus para medir a pressão de cada pneu afetado. Encher os pneus de acordo com as especificações em Antes de conduzir → Verificação da pressão dos pneus e inspeção dos pneus → Pneus especificados ou como especificado na etiqueta no tubo do chassis.
NOTA
  • Não utilizar o TPMS como manómetro para adicionar ou retirar ar ao pneu. Os dados do sensor são enviados para o TPMS a intervalos variáveis (dependendo do facto de o veículo estar em movimento ou estacionado, ou de ter uma variação significativa na pressão dos pneus). Os dados de pressão dos pneus não são atualizados de imediato quando adiciona ou remove ar ao pneu. Pode resultar num enchimento escasso ou excessivo.
  • Antes de conduzir → Verificação da pressão dos pneus e inspeção dos pneus → Pneus especificados indica a pressão especificada para os pneus quando estão frios (veículo estacionado há, pelo menos, três horas). A pressão aumenta à medida que os pneus aquecem.
Sem dados de pressão dos pneus: caso o sistema não tenha informação sobre a pressão atual nos pneus, a janela do conta-quilómetros apresenta traços para os pneus afetados (como FR -- ). Isto pode ser provocado por falha recente de um sinal dos sensores TPMS ou por outra avaria. Verifique a pressão baixa do pneu/luz de aviso de falha TPMS. Ver Funcionamento → Instrumentos .
Os dados de pressão nos pneus são, também, apresentados no rádio. Consultar Funcionamento → Estado veículo Boom! Box e o MANUAL DE OPERAÇÃO DO BOOM! BOX para mais informações.
Indicador de tombamento
ATENÇÃO
Em caso de tombamento do motociclo, verifique o funcionamento de todos os comandos. A restrição dos movimentos dos comandos pode afetar o funcionamento dos travões, da embraiagem ou do engrenamento das mudanças e provocar a perda de controlo do motociclo e acidentes mortais ou lesões corporais graves. (00350a)
Ver Figura 2. Se o motociclo tombar, a palavra “tIP” (tombamento) aparece na janela do conta-quilómetros. O motor não arranca enquanto a condição de tombamento não for reposta. Consulte Funcionamento → Arranque após tombamento para reativar.
Mensagem “No Fob” (sem comando remoto)
Se o motociclo estiver equipado com um sistema de segurança e for conduzido sem o comando remoto presente, é mostrada temporariamente a indicação “NO FOB” na janela do conta-quilómetros.
Sem o comando remoto, o motociclo apenas pode ser ligado com a introdução manual do PIN para desarmar o sistema de segurança. Ver Figura 1.
1Conta-quilómetros
2Totalizadores parciais (A, B, reposição)
3Autonomia do combustível (baixa autonomia de combustível)
4Pressão dos pneus, frente
5Pressão dos pneus, traseira direita (traseira esquerda)
6Interruptor de gatilho (comando esquerdo do guiador)
Figura 1. Funções do conta-quilómetros
1Indicador de tombamento
2Mensagem de garfo bloqueado
Figura 2. Mensagens de dicas e de garfo bloqueado