Acesso ao modo Temporizador de voltas
NOTA
O modo temporizador de voltas não pode ser iniciado com o veículo em movimento.
  1. Com o veículo parado, manter premido o interruptor de alternância.
  2. Com o interruptor de alternância premido, premir brevemente o interruptor da luz de ultrapassagem (sinal intermitente de máximos) três vezes.
Ver a Figura 1. O painel de instrumentos acede ao modo temporizador de voltas. O ecrã LCD indica “TIMER MODE” (modo Temporizador) e “LP:NN” (sendo NN o número de voltas actualmente em memória).
Ver EXECUÇÃO DO TEMPORIZADOR DE VOLTAS para iniciar a contagem do próximo tempo de volta.
Execução do Temporizador de voltas
NOTA
O painel de instrumentos tem de estar no modo temporizador de voltas antes de o temporizador de voltas poder ser executado.
  1. Ver a Figura 1. Para iniciar o temporizador, premir brevemente o interruptor da luz de ultrapassagem. O painel de instrumentos indica o número actual de voltas em memória (por ex., LP:07) e inicia o temporizador.
  2. Quando a volta terminar, premir brevemente o interruptor da luz de ultrapassagem para começar a contar a próxima volta. A diferença entre as duas voltas anteriores é indicado (a menos que esteja apenas guardada uma volta em memória). Um sinal de mais (+) ou menos (-) indica se o tempo de volta foi mais longo ou mais curto do que o da volta anterior, respectivamente. Após a indicação da diferença do tempo de volta durante 15 segundos, é indicado o tempo executado para volta actual.
  3. Para cada volta restante, premir brevemente o interruptor da luz de ultrapassagem para assinalar o tempo de volta e iniciar o temporizador para a volta seguinte.
NOTA
  • Quando estiverem acumuladas 99 voltas em memória, aparece uma mensagem “LAPS FULL” (memória de voltas cheia) e o temporizador de voltas acede ao modo e análise.
  • O tempo de execução do temporizador de voltas é esgotado, se o interruptor da luz de ultrapassagem não for premido o espaço de 10 minutos.
  • Após a temporização da última volta (interruptor da luz de ultrapassagem momentaneamente premido), o temporizador de voltas continua a trabalhar. Pode-se permitir que o tempo de execução da volta actual se esgote por si próprio (após 10 minutos) ou aceder ao modo de análise, tal como explicado em ANÁLISE E LIMPEZA DOS RESULTADOS DO TEMPORIZADOS DE VOLTAS. O temporizador a ser actualmente executado não vai ser registado, a menos que o interruptor da luz de ultrapassagem seja brevemente premido.
1Volta actual
2Temporizador em execução
3Tempo de volta realizado
4Diferença de tempo em relação à última volta
Figura 1. Execução do Temporizador de voltas
Análise e limpeza dos resultados do temporizados de voltas
NOTA
  • O painel de instrumentos tem de estar no modo temporizador de voltas antes de se poder analisar os resultados do temporizador de voltas.
  • Para ver os resultados do temporizador de voltas, o veículo tem de ser parado. O modo de análise termina, se o veículo entrar em movimento.
  1. Ver a Figura 2. Com o veículo parado, manter premido o interruptor da luz de ultrapassagem durante 3 segundos para aceder ao modo de análise. O tempo de volta mais rápido (FASTEST) é indicado.
  2. Premir brevemente o interruptor da luz de ultrapassagem para ver o tempo de volta mais lento (SLOWEST).
  3. Premir brevemente o interruptor da luz de ultrapassagem para ver o tempo de volta médio (AVERAGE).
  4. Premir brevemente o interruptor da luz de ultrapassagem para percorrer os tempos de volta individuais registados em memória.
  5. Para limpar todas as voltas em memória, manter premido o interruptor da luz de ultrapassagem durante 3 segundos. A mensagem “LAPS CLEAR” (limpar voltas) é indicado quando os tempos de volta são apagados.
Saída do modo Temporizador de voltas
  1. Parar o veículo.
  2. Manter premido o interruptor de alternância e premir rapidamente o interruptor da luz de ultrapassagem três vezes.
NOTA
Os tempos de volta registados permanecem em memória até serem limpos. A saída do modo temporizador de voltas, a paragem do veículo ou o descarregamento da bateria não afectam os tempos de volta guardados em memória.
Figura 2. Análise dos resultados do temporizados de voltas